Aplicativos

Rbio (download – clique aqui): Tutorial de instalação (clique aqui):O programa Rbio é um software destinado a análise e processamento de dados, utilizando pra isto o software R. É um software extremamente amigável ao usuário, não sendo necessário que este saiba programar em R. Além disso cada procedimento fornece os scripts usados, de forma que  o usuário possa editá-los caso necessite, tornando, portanto, uma excelente ferramenta para o ensino de programação em R. Possui um módulo de estatística básica onde pode-se explorar os dados pela estatística descritiva, testes de normalidade, correlação entre pares de variáveis, regressão. Possui um módulo de análise de variância para delineamento em DIC, DBC, QL, Látice, ou rearranjos em fatorial, hierárquico e parcela subdividida, além de testes de médias e agrupamento de Scott-Knott, com teste para normalidade e homegeneidade de variância. Conta ainda com um módulo de análises multivariadas para obtenção de matriz de distâncias e posterior agrupamento, além de componentes principais, análise de fatores, manova, correlações canônicas e análise discriminante.  O módulo de análises não paramétricas possui o teste de Friedman, Kruskall-Wallis, Wilcoxon para 1 amostra ou várias amostras pareadas ou não, além de correlações de Spearman e Kendall. Possui ainda ferramenta de simulações de amostras e experimentos, como também sorteio de experimentos. Realiza ainda análises biométricas de adaptabilidade e estabilidade e análises de bioinformática como estatísticas de sequências de DNA.

Citação: Bhering, L.L. Rbio: A tool for biometric and statistical analysis using the R platform. Crop Breeding and applied biotechnology. v.17:187-190p. 2017. Download artigo

 

image012

Programa Genes: Tutorial de instalação (clique aqui)O programa GENES é um software destinado a análise e processamento de dados por meio de diferentes modelos biométricos. Conta com procedimentos uni e multivariados, realizando processamento com ênfase na estimação de parâmetros genéticos. Conta com três módulos básicos: 1) Estatística experimental ( análise de variância, teste de médias, regressões e correlações); 2) Biometria (interação genótipos x ambientes, adaptabilidade, estabilidade, índice de seleção, seleção combinada, análise dialélica, análise de gerações e repetibilidade); 3)Análise multivariada (componente principais, variáveis canônicas, correlações canônicas, funções discriminantes, análise de fatores, medidas de dissimilaridade com variáveis quantitativas e binárias e análise de agrupamento).

Citação: Cruz, C.D. GENES – a software package for analysis in experimental statistics and quantitative genetics. Acta Scientiarum. v.35, n.3, p.271-276, 2013

 

 

image015

Software Selegen Reml/Blup O software Selegen foi desenvolvido para subsidiar o melhoramento genético de espécies florestais; entretanto, pode ser utilizado para outras espécies vegetais perenes ou semi-perenes e animais, em que a seleção de indivíduos prevalece sobre a seleção de grupos de indivíduos. O programa é fundamentado em algoritmos que maximizam a eficiência do processo seletivo, mediante a comparação de vários métodos de seleção, com vistas a diferentes situações experimentais. O software conduz à maximização da eficiência dos programas de melhoramento genético de várias categorias de plantas: – espécies florestais (como o eucalipto, o pínus, a acácia-negra, a seringueira, a leucena, a grevílea, a teca, o mogno); – espécies produtoras de alimentos estimulantes contendo os alcaloides cafeína e teobromina (café, cacau, erva-mate, guaraná, chá-da-índia); – palmáceas, produtoras de palmitos, óleos de frutos comestíveis (como o dendê, o coco, a pupunha, o açaí, a juçara, a palmeira-real, a tamareira); – fruteiras (acerola, caju, cupuaçu, maçã, graviola, pinha); – fruteiras forrageiras (como o capim elefante, a braquiária, o panicum, o estilosantes, a alfafa); – espécies energéticas (como a cana-de-açúcar, a mandioca); – espécies hortícolas ou olerícolas (como a batata, o morango); – espécies anuais (produtoras de grãos, como cereais e outras).

Software Selegen Genômica

Métodos Estatísticos de Seleção Genômica Ampla

 

image013Software R:R is ‘GNU S’, a freely available language and environment for statistical computing and graphics which provides a wide variety of statistical and graphical techniques: linear and nonlinear modelling, statistical tests, time series analysis, classification, clustering, etc. Please consult the R project homepage for further information.

 

 

 

 

 

 

Software GBOL:  Tutorial de instalação (clique aqui)O programa GBOL foi desenvolvimento com o propósito de ser instrumento auxiliar para o ensino e aprendizagem de temas de Genética Básica. Conta com ilustrações, fotos e simulações permitindo a apresentação de exercícios de forma aleatorizada, para o aprendizado eficiente e agradável. São abordados temas de genética clássica, mutagênese, citogenética, genética molecular, quantitativa e e de populações.

 

 

 

Endereço

Universidade Federal de Viçosa – Campus Viçosa
Laboratório de Biometria
Departamento de Biologia Geral
36570-000 Viçosa/MG
Tel: (0xx31)3899-4848
Email: biometria@ufv.br
Download Rbio:

http://www.biometria.ufv.br/wp-content/uploads/Rbio.rar
Universidade Federal de Viçosa – Campus Viçosa
Prof. Leonardo Lopes Bhering
Departamento de Biologia Geral
36570-000 Viçosa/MG
Tel: (0xx31)3899-3562
Email: leonardo.bhering@ufv.br
Download Rbio:

http://www.biometria.ufv.br/wp-content/uploads/Rbio.rar

 

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress